Blog para os amantes da Natureza, que curtem trilhas, aventuras, trekking, rapel, escalada e todos os estilos de esportes radicais e liberdade de vida!

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Travessia Pontal - Guaratiba

Grande Travessia, passando por belíssimas praias selvagens do Rio de Janeiro.



No dia 04/08/2013, nossa expedição partiu para uma aventura rumo às praias mais desconhecidas e menos frequentadas do Rio de Janeiro. Nosso objetivo seria percorrer aproximadamente 20 quilômetros, iniciando a aventura no Pontal (Posto 12 do Recreio), até a praia de Barra de Guaratiba, passando por mais de 10 praias diferentes, entre elas: Recreio, Pontal, Macumba, Prainha, Abricó, Grumarí, Praia do Inferno, Praia Funda, Praia do Meio, Praia do Perigoso, Búzios e finalizando com o mirante da Pedra da Tartaruga.

Mapa com o percurso da trilha.
Nosso ponto de encontro foi o Posto 12 da Praia do Recreio, também conhecido com Pontal. Nesse ponto parte da galera se conheceu, interagiu e traçamos planos sobre como seria a travessia.


Pontal

Posto 12 Recreio
Por volta das 08:30 começamos a caminhada. A galera mostrava ter um excelente ritmo para trilhas e todos se mostravam com espírito de aventura e alguma experiência em trilhas.
Nossa primeira meta seria parar no mirante da Praia da Macumba, para uma foto oficial da galera:

Grupo Trilhas Silvestres - Praia da Macumba - RJ





Em seguida, continuamos nossa caminhada pela orla, em direção à serrinha que nos levaria à Prainha, área de proteção ambiental, região que abriga as mais belas praias do Rio de Janeiro. No caminho paisagens estonteantes nos acompanham por todos os lados.



Nossa parada seguinte, às 9:20, foi no Mirante do Roncador, belo mirante natural pra tirar algumas fotografias e seguir em direção à Prainha.
Trilhas Silvestres




Por volta de 09:45 chegamos ao Parque Natural Municipal da Prainha:









Pouco à frente, encontramos outro mirante, onde a galera fez uma pausa para fotos e para contemplar a beleza das paisagens.









Trilhas Silvestres

Depois Seguimos a caminhada passando pela Praia do Abricó, e indo em direção à Grumarí. Onde fizemos uma primeira parada para lanche e descanso por volta de 10:20 da manhã, já com quase 2  horas de caminhada.




Chegada à Reserva de Grumari
Grumari
Trilha seguindo pela Reserva de Grumari
Quiosque onde paramos para um lanche
Praia de Grumarí
Pântano no fim da praia
Foto oficial da galera, no início da estrada para Barra de Guaratiba

Caminhamos até o final de Grumarí, e iniciamos a subida de mais uma pequena serra, em direção ao Polo de Guaratiba. Uma subida bem íngreme, onde devemos estar atentos, pois no meio da estrada se esconde o início da trilha, pela mata fechada, onde paramos para mais uma foto oficial do grupo, às 10:55.


Início trilha pela mata.
Trilha pela mata.
Parte da trilha.

Por dentro da mata, tivemos uma subida bastante íngreme e cansativa, porém, às 11:45 uma das grandes recompensas apareceu, a primeira praia completamente deserta e paradisíaca, praticamente nossa! Essa era a Praia Funda, onde descansamos, tiramos muitas fotos e fizemos um lanche.

Praia Funda/RJ
Praia Funda/RJ

 Tentamos fazer um acesso à Praia do Inferno, pelo costão rochoso, porém a maré alta e as perigosas condições, nos fizeram apenas observar de longe e curtir o visual das ondas quebrando no costão.


Acesso à Praia do Inferno
Praia do Inferno
Em seguida, voltamos à Praia Funda, e pegamos uma outra trilha alternativa, nosso destino era a Praia do Meio.



Em cerca de 20 minutos chegamos à Praia do Meio, às 13:00, em outra praia deserta, que só os trilheiros conseguem acessar. De cara um belo visual, do encontro de um riacho de água doce com o mar... Uma das mais belas praias do litoral carioca.

Praia do Meio/RJ

Praia do Meio/RJ

Tiramos algumas fotos, curtimos um pouco o local, e rumamos para a Praia do Perigoso. No caminho, uma mini-carrasqueira desafia alguns na subida, por isso os trilheiros mais experientes fixaram cordas e ajudaram todos na subida, o ambiente de cooperação e ajuda tornava ainda mais agradável o clima da nossa aventura. Todos subiram com sucesso.

Mini-carrasqueira






Continuamos a caminhada sobre as rochas. Uma bela trilha margeando as praias nos levava à bifurcação entre a Praia do Perigoso e um belo mirante natural, a Pedra da Tartaruga.




Sendo assim, optamos por subir primeiro até o topo da Tartaruga, curtir um pouco o visual, descansar, fazer um lanche. Chegamos por volta das 14:15. O visual sobre a cabeça da tartaruga é sensacional!!



Praia do Perigoso












Após uma sequência de fotos e um descanso merecido, hora de descer até à Praia do Perigoso pra dar uma refrescada no mar, depois de tanto esforço. Por volta das 15:00 chegamos na praia e finalmente demos uma relaxada no corpo.






Vista do Farol, na trilha.


Já com quase 8 horas de aventuras, finalmente iríamos pegar o último trecho de trilha, até Guaratiba, onde pegaríamos nossa condução de volta. Uma trilha de aproximadamente 1 hora nos leva da Praia do Perigoso até à Praia de Barra de Guaratiba, ponto final da nossa expedição.
Pedra da Tartaruga ao fundo.









Chegamos em Barra de Guaratiba, a Travessia foi um sucesso total, todos se superaram, mostraram que não há limites para esses grandes aventureiros. 20 km conquistados, muitas praias lindas, muitas histórias boas pra contar e uma amizade que se fortalece à cada nova trilha. 

Barra de Guaratiba

" Nossa Maior Motivação é o Desafio! "

1 comentários:

Total de visualizações de página:

11055